Caline pergunta:
Estou disponível no mercado e recentemente fiz algumas entrevistas, onde me deparei com as famosas perguntas sobre os meus pontos positivos e negativos. Em uma das entrevistas, coloquei como ponto fraco ou negativo a ansiedade e o entrevistador argumentou que não ia considerar este ponto. Em outra entrevista, coloquei como ponto negativo meu perfeccionismo, também não aceitaram. Gostaria de saber por que as empresas estão rejeitando estas respostas.
Caline, para a situação que você relata não existem recomendações específicas. Para uns perfeccionismo pode ser defeito e para outros pode ser virtude. O mesmo ocorre com a ansiedade. Por exemplo, eu considero esse aspecto como ponto negativo que precisaria ser trabalhado.
Não acredito que você precise mudar a sua conduta em entrevistas de emprego por causa dessas rejeições. Em geral, os entrevistadores não costumam seguir padrões rígidos e cada um segue a linha que lhe parece melhor no momento. O mais importante na hora de citar um ponto negativo seu é mostrar o que você tem feito para melhorar esse aspecto.
Todos nós temos pontos fracos e o entrevistador quando questiona sobre um ponto negativo é porque quer saber de que forma a pessoa vem trabalhando para melhorar aquilo que não está legal. Tudo é uma questão de atitude. No caso do perfeccionismo, ele só é considerado como ponto forte quando não se chega ao extremo. Aí também vejo a necessidade de você mostrar que a busca pela perfeição não é algo que ultrapassa os limites.
Boa sorte e vá em frente.
Dicas sobre carreira e comportamento em http://twitter.com/juliocardozo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------













